Observatório de Competência em Informação (CoInfo): uma comunidade de prática

Coordenação: Márcia Rosetto (USP)

Este Observatório é um espaço de diálogo criado com a intenção de compartilhar ideias, opiniões, indicações de textos, imagens ou que julgar ser interessante e estar relacionado ao tema: “Competência em Informação” ou para áreas afins.

Para você que está interessado em fazer parte de nossa Comunidade de Prática… Seja Bem Vindo!

Damos boas-vindas também àqueles  membros que já estão compondo a comunidade de prática proposta neste site  “Labirinto do Saber” e cujo perfil profissional está adequado para contribuir e compartilhar informações e conhecimentos especificamente sobre Competência em Informação.

Informamos que iniciamos a agenda de 2016 dessa comunidade e que  os  que se acham cadastrados no grupo  do Observatório receberão regularmente, a partir do mês de abril, os informes e notícias referentes à Competência em Informação (CoInfo).

Agradecemos pela participação e enviamos nossos cumprimentos.

 

Componentes da Comunidade:

Pesquisadores e Profissionais Responsáveis
Glória Georges Feres (UNESP)
Márcia Rosetto (USP)
Regina Célia Baptista Belluzzo (UNESP)

Clique aqui e faça parte desta comunidade no facebook.

Princípios de Convivência na Comunidade de Prática

 

A comunidade de prática se traduz como um grupo de pessoas que compartilham interesses comuns por uma determinada temática com o propósito de interagir e trocar competências e experiências entre os seus participantes estimulando a aprendizagem e geração de novos conhecimentos.

Para o seu funcionamento as comunidades de prática, mesmo as virtuais, necessitam de princípios explicitados de convivência. O objetivo é justamente proporcionar um ambiente saudável para a participação de todos, propiciando a inclusão e que abram portas para a interação.

Construir um espaço baseado nesses princípios proporcionará a todos um ambiente dialógico e pedagógico, e é uma forma de exercitar o cuidado e o respeito ao pensamento do outro. É na interação e na inclusão do outro, é na síntese e nos encontros, que buscaremos construir e cuidar dessa comunidade de práticas e das relações entre gestores, profissionais e usuários do Observatório da Competência em Informação/Comunidade de Prática que queremos!

Princípios de Convivência:
  • Lembrar que esta é uma comunidade de prática onde a interação é de todos. Informações que o participante considerar ser de um grupo restrito não devem ser postadas, a não ser em espaços explicitamente determinados para esse fim.
  • Grande parte de nossa comunicação diária é não verbal. Como não há o contato visual com os outros participantes é preciso ser o mais claro possível na manifestação das ideias para evitar mal entendidos, confirmando interpretações quando necessário. A clareza se inicia escolhendo bem o assunto da postagem.
  • Lembrar que nem todos os participantes possuem conexões rápidas de internet. Arquivos pesados ou mensagens muito longas podem dificultar a visualização de alguns.
  • Postagens em letra maiúsculas dão a impressão de que o emissor está gritando. Melhor evitá-las.
  • Na Comunidade de Práticas, a postagem é livre. Mas nunca é demais recordar que os “sítios” têm objetivos específicos, como os fóruns e comunidades, entre outros, que devem ter seus objetivos preservados.
  • Se o objetivo é passar adiante alguma informação, lembrar que deve citar e checar a fonte. Não postar mensagens provenientes de correntes e boatos, os chamados hoax. Não praticar spams e ficar atento aos conteúdos de mensagens individuais, verificando se é realmente interessante para o receptor.
  • Procurar responder às mensagens postadas, mesmo sendo de forma assíncrona e nem sempre em tempo real, para manter o diálogo aberto com os participantes da rede.
  • Os participantes cedem o direito sobre as informações postadas para usos em ações pedagógicas dessa Comunidade de Prática.
  • Os responsáveis por essa Comunidade de Prática reservam-se o direito de deletar mensagens ou informações cujo conteúdo possa ser classificado como racista, preconceituoso, pornográfico, ofensivo ou agressivo. No caso de reincidência, o participante pode ser excluído da comunidade, visando manter o ambiente de respeito.
  • Cada participante é responsável por suas postagens, incluindo textos, arquivos, vídeos, imagens, etc. observando-se esses princípios básicos de convivência.
  • Podem ser contribuições importantes o intercâmbio de experiências profissionais de sucesso; a identificação de rotinas de trabalho passíveis de melhoria; e outros temas diretamente relacionados à prática da Competência em Informação (CoInfo) visando seu aperfeiçoamento continuado.
  • São vedadas as informações ou opiniões que envolvam assuntos estranhos aos temas relacionados no item anterior e também a oferta de negócios externos e não condizentes com os atuais.
  • Espera-se dos participantes da Comunidade de Prática uma interação apropriada, condizente com esses princípios para o desenvolvimento das atividades com ética e legalidade.
  • A Comunidade de Prática não pode ser utilizada para outros fins que não sejam para atividades de troca de informações, construção e compartilhamento de conhecimento sobre o tema Competência em Informação e seus relacionamentos.